Sob o comando do deputado federal Aluísio Mendes, que conseguiu encolher o Republicanos desde a saída do deputado federal Cleber Verde, agora a legenda se vê envolvida em acusações em âmbito nacional – relembre a representação da senadora Damares, contra o presidente do diretório provisório do Maranhão – ; estadual – relembre o embate entre Aluísio e Mariana; e agora, com a prestação de contas do partido.
De acordo com dados oficiais do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o Direção provisória não apresentou a prestação de contas final referente às eleições 2024, nos termos do 49, §5º, I e II da Resolução TSE nº 23.607/2019, motivo pelo qual aparece como inadimplente.
Ao analisar o processo 0600676-71.2024.6.10.0000, que trata sobre a prestação de contas, da pra ver mais gambiarra ainda.
Em documento datado de 05/11/2024, Aluísio Mendes e Marcelo Leal aparecem na ficha de Qualificação como os responsáveis pela gestão.
Em outro documento, Aluísio Mendes aparece como presidente e Marcelo da Silva Leal aparece como tesoureiro, seguido do seguinte alerta – Tesoureiro declarado na PC não consta como responsável financeiro no SGIP – Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TSE.
Acontece que nesta data, Marcelo Leal era filiado ao MDB, partido pelo qual disputou a eleição municipal para o cargo de vereador em Paço do Lumiar, onde saiu derrotado, motivo pelo qual não poderia responder como tesoureiro do Diretório Provisório Estadual do Republicanos.
De acordo com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, Marcelo deixou o Republicanos no dia 05/04, vindo a se filiar ao MDB no dia seguinte, 06/04.
Durante o ano de 2024, em consulta aos extratos bancários do Republicanos, Marcelo recebeu sete pagamentos como pessoa física, de uma das contas do Republicanos. No entanto, o que mais chama a atenção, é o pagamento no valor de R$ 25 mil reais, em uma conta jurídica, no dia 26/09, faltando pouco mais de uma semana para o pleito.
Ainda segundo o TSE, Marcelo retornou ao Republicanos no dia 08 deste mês, e mesmo durante o período em que esteve no MDB, constou como tesoureiro do Republicanos, como é possível ver no processo de prestação de contas P10000309210MA0057053.