O ex-prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB) que concorre a eleição neste ano, tomou uma atitude desesperada ao processar o governador Carlos Brandão e o atual prefeito Nivaldo Araújo (PSB) na justiça eleitoral. A motivação para este processo foi o elogio que o governador e o presidente Lula fizeram ao prefeito Nivaldo durante um evento em que Lula assinou um acordo de conciliação entre comunidades quilombolas e a Base de Alcântara.
Durante o evento, o governador Brandão destacou que o seu parceiro em Alcântara é o prefeito Nivaldo e esperava que a parceria se prolongasse. Já o presidente Lula lamentou que o prefeito não pudesse subir ao palco para participar da cerimônia ao seu lado, pois poderia ser perseguido e nem ser candidato devido a legislação eleitoral e iminigos políticos. Esses elogios parecem ter sido a gota d’água para o ex-prefeito Anderson, que se sentiu ofendido e processou o governador e o prefeito.
Veja o espelho do processo
No entanto, o blog apurou que o candidato do PCdoB cogitou incluir o presidente Lula no processo, mas foi aconselhado por aliados a não fazer isso, pois seria um tiro no próprio pé.
Vale ressaltar que o candidato em questão é aliado de primeira mão dos deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, o primeiro inimigo declarado do governador Carlos Brandão o segundo inimigo velado.