A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) participou do 1º Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder, um evento histórico realizado nesta terça-feira (05), no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís. Promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) em parceria com a União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o seminário reuniu mulheres que ocupam posições de destaque na sociedade brasileira.
A Famem esteve representada pela prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles , que demonstrou a união dos municípios maranhenses no evento. Com uma programação ampla e representativa, o seminário incluiu painéis, debates e mesas-redondas para abordar questões fundamentais relacionadas ao papel das mulheres no poder, sua participação na política e os desafios enfrentados. As discussões tinham o propósito de promover a igualdade de gênero e incentivar a atuação das mulheres em cargos públicos e de liderança.
“A participação da Famem reflete o compromisso da entidade com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da presença feminina na política e na tomada de decisões. Um evento dessa magnitude serve para estimular o empoderamento das mulheres e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado, com a participação ativa das mulheres no cenário político e social”, disse a prefeita de Anapurus.
Já a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, enfatizou a importância da busca pela paridade e direitos iguais durante o evento.
“Com grande alegria e honra estamos sediando o primeiro encontro nacional de legisladoras, recebendo delegações de todo o país, legisladoras de diversas regiões e mulheres líderes do nosso estado, incluindo vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e líderes sindicais, para que juntas possamos dialogar sobre uma ampla pauta voltada à causa feminina. Estamos comprometidas em ocupar cada vez mais espaços de discussão e avançar na política, para que tenhamos cada vez mais mulheres no poder. A minha presidência na ALEMA é prova de que estamos progredindo e ocupando esses lugares de poder”, afirmou.