• Home
  • Login
  • Home
  • Login
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home Últimas Notícias

Lula determina reação firme do Itamaraty a ameaça dos EUA contra Alexandre de Moraes

Juarez Coelho Por Juarez Coelho
22/05/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou uma resposta diplomática firme à ameaça de sanções feita por integrantes do governo Donald Trump contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A orientação foi repassada ao Itamaraty após declarações do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, na quarta-feira (21).

Rubio afirmou que há uma “grande possibilidade” de o governo Trump, caso volte ao poder, impor sanções a Moraes. A declaração foi recebida com preocupação em Brasília, sendo vista como uma tentativa inaceitável de ingerência externa sobre um magistrado da mais alta corte brasileira.

Segundo fontes do Palácio do Planalto e da diplomacia brasileira, Lula determinou que o Ministério das Relações Exteriores reaja pelas vias diplomáticas e reforce o compromisso do Brasil com a soberania institucional e a independência entre os Poderes.

A decisão do presidente foi comunicada diretamente a Alexandre de Moraes por ministros próximos ao núcleo jurídico do governo, logo após a fala de Rubio. Apesar da gravidade da ameaça, Moraes demonstrou serenidade, de acordo com interlocutores. “Moraes é vitalício. Trump não”, comentou um assessor presidencial à coluna. Outro membro do governo destacou que o ministro “nunca se impressionou com bravatas estrangeiras” e que “o Supremo falará no momento adequado”.

A ameaça de sanção repercutiu negativamente entre membros do STF, que classificaram a fala do secretário norte-americano como uma afronta à independência do Judiciário brasileiro. No cenário diplomático, a medida de Trump é vista como mais um sinal da postura agressiva e pouco ortodoxa que o ex-presidente norte-americano pode retomar caso volte à Casa Branca.

O Itamaraty já trabalha na elaboração de uma nota formal de protesto, que poderá ser encaminhada à embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à missão brasileira em Washington, reafirmando a posição do governo brasileiro em defesa de suas instituições.

Next Post

Possível candidatura de Orleans ao governo provoca série de articulações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado.

Weverton Rocha: Senador aciona polícia após criminoso usar conta falsa para aplicar golpe em seu nome

Weverton Rocha: Senador aciona polícia após criminoso usar conta falsa para aplicar golpe em seu nome

16/01/2023

Diário da Manhã: Secretário adjunto Ricarte Almeida destaca primeira edição da Femaf

11/12/2023

Trending.

No Content Available

REDE SOCIAL

© 2022 Blog Municípios em Destaque - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Home
  • Login

© 2022 Blog Municípios em Destaque - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.