Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o Maranhão possui 10 municípios no ranking de cidades do país em situação de extrema pobreza. Em cada uma das localidades, mais da metade da população é assistida por políticas públicas de auxílio econômico.
Matões do Norte, Santo Amaro do Maranhão, Central do Maranhão, Primeira Cruz, Itaipava do Grajaú, Cajapió, Nina Rodrigues, Peri Mirim, Satubinha e Cajari são os municípios maranhenses em situação de extrema pobreza apontados pelo levantamento. O Produto Interno Bruto (PIB), em cada uma dessas cidades, corresponde à categorização de extrema pobreza definida pelo IBGE.
Como reflexo dos números do PIB, a oferta de bens e serviços produzidos em cada uma das localidades é inferior às condições necessárias para a garantia de bem-estar socioeconômico da população. Problemas como a precariedade do saneamento básico, a falta de infraestrutura urbana adequada e a baixa oferta de empregos contribuem para um cenário de dificuldades.
(Do Imirante)