A Receita Federal credita, nesta quinta-feira (dia 29), o segundo lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano. Serão contemplados 208.323 contribuintes que regularizaram suas pendências após caírem na malha fina, num total de R$ 304,1 milhões.
Para saber se você é um dos contemplados basta acessar o site da Receita Federal ( www.gov.br/receitafederal ), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em ” Consultar a Restituição.
O pagamento será realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso a conta informada tenha sido desativada ou, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito pelo Portal BB.
De acordo com a Receita Federal, do montante a ser pago em fevereiro, R$ 208,9 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade, sendo 3.155 idosos com idade acima de 80 anos; 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos; 3.351 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e, por fim, 80.680 que não possuem prioridade legal, mas serão priorizados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Além disso, 88.857 contribuintes não prioritários foram contemplados.
Do Rogério Silva