Presidente da Comissão Europeia declara que a ‘Europa apoia e continuará a apoiar plenamente’ o país ucraniano.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse neste domingo (7) que a Rússia “zomba da diplomacia, pisoteia o direito internacional e mata indiscriminadamente”, após uma noite de ataques russos sem precedentes contra a Ucrânia. “Na noite passada, a Rússia lançou um dos maiores ataques com drones e mísseis contra a Ucrânia, mirando tanto em edifícios governamentais quanto em residências civis. Mais uma vez, o Kremlin zomba da diplomacia, pisoteia o direito internacional e mata indiscriminadamente”, disse a líder europeia nas redes sociais.
Por outro lado, Von der Leyen insistiu que “a Europa apoia e continuará a apoiar plenamente a Ucrânia” e que continuam “reforçando as Forças Armadas da Ucrânia, criando garantias de segurança duradouras e endurecendo as sanções para aumentar a pressão sobre a Rússia”. “A matança deve ser interrompida”, concluiu em sua mensagem.
Da mesma forma, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, condenou a “versão de paz de (Vladimir) Putin“, que consiste em “falar de paz enquanto os bombardeios se intensificam e edifícios governamentais e residências são atacados”. “Devemos manter o rumo: reforçar as defesas da Ucrânia e aumentar a pressão sobre a Rússia por meio de sanções adicionais, em estreita coordenação com nossos aliados e parceiros”, acrescentou.
A Rússia bombardeou massivamente a Ucrânia durante a madrugada de domingo com mais de 800 drones, um novo recorde, e mais de uma dúzia de mísseis, que atingiram inclusive a capital, Kiev, onde pelo menos duas pessoas morreram e onde foi atacada pela primeira vez uma sede do governo, segundo os serviços de emergência e as autoridades locais.
Um dos principais alvos do ataque noturno russo foi Kiev, embora a Rússia também tenha bombardeado Odessa (sul), Zaporizhzhya (sul), Kremenchuk (centro), Krivoy Rog (leste) e Dnipropetrovsk (leste).
Veja publicação de Ursula Von der Leyen:
*Com informações da EFE